Esta Avaliação Psicológica Pré-Cirúrgica é específica para este tipo de procedimento. É seguida de acompanhamentos prévios, entre 3 a 10 encontros com o paciente, e visa a observação de vários elementos psicossociais que permeiam o indivíduo, bem como a verificação de todos os procedimentos realizados e seus resultados, integrados a orientação e Aconselhamento Psicológico.

 

O paciente deverá passar por várias consultas médicas de diversas especialidades, seguido de exames clínicos… – Praticamente realizar-se-á um check-up de saúde, com o (a) gastroenterologista, endocrinologista, cardiologista, pneumologista, nutricionista e psicólogo. – Em determinados casos, também se faz necessário a presença de exames neurológicos. – Além da realização de todos os exames e seus resultados, deverá se obter de todos os profissionais, Laudos referenciando as necessidades da indicação cirúrgica. 

 

Durante este processo de consultas e realização de exames, o paciente estará sendo acompanhado, instruído e avaliado pelo psicólogo. O Laudo emitido por este profissional, será o último a ser dado ao paciente. O psicólogo, precisa ter certeza de que o paciente cumpriu todos os requisitos clínicos, e principalmente entender que o paciente esteja totalmente consciente das mudanças de hábitos e comportamentos de vida a serem re-significados e adotados… – Ciente de todos os riscos que estão envolvidos neste procedimento, e apto psicologicamente para a realização da cirurgia. 

 

O retorno Pós-Cirúrgico com o Psicólogo é muito importante e faz parte do protocolo a ser seguido. O Pós deve ser acordado no início do acompanhamento, para que o profissional obtenha feedback’s da condição psicofísica do paciente, após seu período de resguardo, em um período médio entre 40 a 50 dias. – Este procedimento clínico desempenha um papel fundamental para que o paciente obtenha sucesso em todo processo.